2 de novembro de 2011

LEIS de JOGO de FUTEBOL

A história das regras do futebol teve início quando se reuniram representantes das escolas inglesas que definiram um conjunto de normas para regular a modalidade que ganhava cada vez mais adeptos e que ao longo do século XX se afirmou como o desporto mais popular do mundo.

Podemos seguir o desenvolvimento do futebol recordando algumas datas fundamentais na evolução das respectivas leis.

Em 26 de Outubro de 1863 os clubes existentes na zona de Londres reuniram-se e aprovaram a uniformização das regras do futebol que era praticado em várias cidades inglesas. O primeiro conjunto de regras tinha 14 leis.

Em 1886 as quatro associações britânicas de futebol (inglesa, escocesa, irlandesa e galesa) criaram o International Football Association Board, conhecido por International Board, órgão que ficou com o exclusivo do poder de introduzir novas leis ou modificar as existentes.

Em 1891 foram criadas as equipas de arbitragem tal como hoje as conhecemos: um árbitro de campo, que passou a ter o direito de estar no mesmo terreno usado onde os jogadores praticam futebol e dois árbitros assistentes colocados junto às linhas laterais. Em 1902 foi criada a marca da grande penalidade.

Ler todo o texto...


Em 1913 e FIFA (criada em 1904) fica também representada no International Board, actualmente composto por oito elementos, quatro das associações britânicas e quatro indicados pela FIFA. O International Board detém a custódia das Leis do Futebol. Reúne-se uma vez por ano para analisar as propostas de alteração e as suas decisões têm carácter obrigatório.

Em 1925 foi criada a Lei do fora de jogo, tal como hoje existe.

Em 1938 foi feita uma mudança das normas do futebol, que se fixaram em 17 leis, que, com alterações, (em 1997 foi feita uma nova revisão geral ao estilo e tamanho do texto) se mantêm até hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anunciar aqui

Anunciar aqui