
As lesões desportivas podem ser causadas por impacto directo, alongamento excessivo ou pela repetição exagerada de movimentos de uma determinada parte do corpo.
1 - Quais são os tipos de lesões desportivas mais comuns?
Contusão: ocorre quando há um impacto directo numa região do corpo. Este impacto resulta numa agressão aos tecidos moles (como a pele, a gordura, o músculo, os ligamentos ou a cápsula articular) que causa dor e hematomas (nódoas negras).
Estiramento muscular: ocorre quando um músculo é excessivamente alongado devido a um movimento brusco e repentino durante a actividade desportiva. O estiramento danifica as fibras do músculo causando dor.
Entorse: ocorre quando há um estiramento excessivo dos ligamentos de uma articulação. Está geralmente associado a movimentos de torção que causam dor.
As articulações mais atingidas são os joelhos e as tíbio-társicas (tornozelos).
2 -O que fazer imediatamente após uma lesão desportiva?
- Protecção do local da lesão de forma a evitar o seu agravamento.
- Repouso, no sentido de não esforçar a estrutura lesada nem executar actividades que provoquem dor.
- Ice (gelo), deve ser aplicado na zona da lesão, durante 15 minutos, 3 a 5 vezes por dia durante as primeiras 24-72 horas, com intervalos entre as aplicações de pelo menos 2 horas. O gelo não deve ser aplicado directamente sobre a pele (risco de queimadura), deve ser utilizada uma toalha entre o saco e a pele. O gelo ajuda no alívio imediato da dor.
- Compressão efectuada no local lesado através de ligaduras elásticas, de forma a diminuir o edema (inchaço) formado.
- Elevação da estrutura lesionada de forma a facilitar o retorno do sangue, o que conduz à diminuição do edema.
3 - O que não fazer?
- Calor: Evitar qualquer forma de calor na região lesionada, pelo facto de aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente o edema e hematoma.
- Massagem: Nesta fase de recuperação, a massagem pode agravar a lesão, pois aumenta o edema e hematoma.
- Exercício: A actividade precoce e desadequada poderá agravar a lesão.
4 -A quem deve recorrer?
O seu filho deverá sempre dirigir-se a um profissional de saúde (fisioterapeuta) para perceber a gravidade da lesão e estabelecer um diagnóstico.

Pode ainda subscrever via Email
Sem comentários:
Enviar um comentário