12 de junho de 2009

Especialização precoce, maturação biológica e moderação de estrelas prematuras

Ao longo do tempo o desporto foi ganhando uma revelação social enorme em todo o mundo. Este ganho de relevância fez-se sentir em vários âmbitos da prática desportiva, principalmente na valorização do desporto rendimento, mas não há rendimento sem especialização. As sociedades tecnológicas e industriais são hoje em dia muito bem organizadas e especializadas. A necessidade de especialização nestas mesmas sociedades e na vida do homem têm conduzido a uma precocidade de especialização.

Pedagogos e concepções pedagogistas têm mostrado uma preocupação com a promoção precoce dos jovens talentos, dizendo que esta especialização precoce não protege o jovem, antes pelo contrário. Esta especialização precoce surgiu devido à valorização política e social do desporto de alto rendimento, que procurou encontrar mais cedo jovens com talento para a alta competição.

A preparação dos jovens tem de ser feita em modelos devidamente adequados aos seus processos de maturação com o acompanhamento de treinadores devidamente formados.

A preparação de base é cada vez mais precoce o que obriga a criança a cumprir processos completamente desajustados ao seu período de maturação.

Ler todo o texto...

O momento de iniciar uma formação especializada, em determinado desporto, exige que se tenha em causa alguns factores:

• o desenvolvimento físico e psicológico do individuo nas fases evolutivas;
• a idade, em que os atletas de alto nível iniciaram a sua preparação especializada;
• a reacção do organismo da criança ás cargas especializadas;

Assim sendo, começar cedo não é necessariamente um erro, a preparação desportiva deve ser um processo permanente de muitos anos.

A especialização precoce é marcada pela vontade que os agentes desportivos têm em obter resultados de forma rápida, orientando os praticantes de uma forma unilateral e prematura, forçando os ritmos das cargas de treino. Isto porque se a opção for pela formação multilateral os resultados só se observam a longo prazo de acordo com o processo pedagógico de formação e educação desportiva. Embora a especialização precoce tenha resultados rapidamente observáveis inibe a evolução correcta dos praticantes.

Muitos argumentos têm sido utilizados afim de justificar uma redução da idade no início da preparação especializada, sendo um deles o “fenómeno de aceleração” que se traduz pelo alargamento dos períodos biológicos activos no sentido de uma precocidade e pelo alcançar de valores morfológicos e funcionais elevados com o final do desenvolvimento. Este fenómeno esta associado a aspectos como: higiene corporal; nutrição; cuidados de saúde e actividade desportiva controlada; Isto verifica-se em função da melhor preparação dos jovens de hoje para a recepção de novos modelos de treino. Outro argumento é o “contributo científico” que influenciou de uma forma positiva e negativa a redução da idade. Por um lado a vontade de conhecer o organismo juvenil terá levado a uma entrada forçada em estádios de preparação avançados de crianças ainda não suficiente maturas. Por outro lado o desenvolvimento de programas de investigação em jovens desportistas levou ao aparecimento de novos conhecimentos que permitiram avaliar melhor a capacidade de adaptação do organismo juvenil aos esforços próprios do desporto de rendimento. O último aspecto que terá favorecido a especialização precoce terá sido adopção de um sistema de competições no desporto infantil á imagem das formas de competição do desporto de alto rendimento.



Se gostou deste Post Subscreva as Rss Feeds
Pode ainda subscrever via Email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Anunciar aqui

Anunciar aqui